terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tecnologias de Informação e Comunicação e conteúdos curriculares


Vivemos numa época altamente global sob o ponto de vista da comunicação, onde qualquer área da sociedade se rege por princípios que vão de encontro á partilha rápida e acessível do conhecimento cientifico. A Ed. Física, como ciência da actividade Física, se bem que de forma lenta começa agora a dar os primeiros passos na procura do uso de novas tecnologias associadas aos seus processos de ensino e aprendizagem. O texto que se segue procura por um lado identificar os benefícios das TIC na educação, e por outro num caso mais particular ( as aulas que lecciono nas AECS ), identificar algumas estratégias utilizadas na Actividade Física e Desportiva ao longo do ano lectivo.
As novas tecnologias da informação e comunicação estão a trazer grandes mudanças ao nível da educação. Professores e alunos dos três ciclos de ensino têm acesso a novos meios que lhes proporcionam todo o tipo de informação. Os novos currículos já prevêem disciplinas que visam a formação dos alunos nesta nova área.
Segundo a educare (...) encontramos um conjunto de argumentos que nos alertam de forma simples e concisa para o uso das TIC na educação. Assim:a) a necessidade de preparação de cada indivíduo agora estudante para a vida activa e o mundo laboral, onde as TIC estão inexoravelmente presentes;
- a justiça na criação e manutenção de igualdade de oportunidades, entre os alunos, no acesso às TIC;
- as novas maneiras de encarar as relações pedagógicas entre os alunos, professores e encarregados de educação, que as TIC permitem;
- as novas possibilidades que as TIC encerram de compreender o mundo, especialmente o científico, com recurso aos programas de simulação;
-  as mais-valias que as TIC oferecem que as TIC oferecem para o ensino de alunos com necessidades educativas especiais;
- a possibilidade de troca de saberes e experiências com outros alunos, com comunidades científicas, etc.
-  a necessidade de preparação de cada indivíduo agora estudante para a vida activa e o mundo laboral, onde as TIC estão inexoravelmente presentes;
           
A preocupação do Ministério da Educação é também demais evidente. Existe uma equipa multidisciplinar (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas / Plano Tecnológico da Educação (ERTE/PTE),  à qual compete genericamente conceber, desenvolver, concretizar e avaliar iniciativas mobilizadoras e integradoras no domínio do uso das tecnologias e dos recursos educativos digitais nas escolas e nos processos de ensino -aprendizagem, incluindo, designadamente, as seguintes áreas de intervenção:
a) Desenvolvimento da integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação nos ensinos básico e secundário;
b) Promoção e dinamização do uso dos computadores, de redes e da Internet nas escolas;
c) Concepção, produção e disponibilização dos recursos educativos digitais;
d) Orientação e acompanhamento da actividade de apoio às escolas desenvolvida pelos Centros de Competências em Tecnologias Educativas e pelos Centros TIC de Apoio Regional.

As AECS / AFD e as TIC em Évora: A autarquia de Évora, disponibliza aos Professores das AECS, uma bateria de informação subdividida por temáticas / modalidades, a ser apresentada no inicio das aulas, tendo como recursos o Power Point. Ainda nos dias em que esteja mau tempo poderemos sempre ficar com os alunos na sala de aula e apresentar-lhes uma bateria de jogos relacionados com várias modalidades, tendo também como recurso o Power Point. Toda a nossa base de trabalho funciona através das novas tecnologias. Desde a base de dados geral dos professores, passando pelo registo de assiduidade, conteúdos, planificações e relatórios de actividades. Evidentemente que para alunos do 1º ciclo esta diversificação na forma tradicional de ensino promoveu uma outra dinâmica e uma outra forma de aprendizagem. O facto de algum do suporte teórico por assim dizer ser potenciado e explicado de forma lúdica através do recurso ao jogo no Power Point, promoveu uma motivação acrescida nas crianças, assumindo-se como um complemento essencial no processo ensino e aprendizagem das mesmas.

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